21 de agosto de 2013

Super-heróis - Atividades para escrita e coordenação motora fina

Meu pequeno Rafa (3a5m) está numa fase de amar super-heróis. Ele não assiste aos desenhos (que considero ainda muito violentos para ele), nem aos filmes (são muito piores), mas gosta do fato dos super heróis terem super poderes, isso o fascina! Então, como forma de incentivá-lo, personalizei várias tarefinhas para ele com esse tema. Temos trabalhado a escrita de letras e números, e percebi que sua coordenação motora fina tem melhorado bastante. Nesse post dou algumas dicas sobre nossas tarefas

O Caderno Quadriculado

Esse é um daqueles materiais escolares que a mãe costuma comprar porque está na lista, mas não faz muito ideia de pra quê serve. Na verdade o caderno quadriculado tem várias utilidades, e é especialmente bem vindo na fase em que a criança está aprimorando a escrita. Meu filho mais velho já o usava na escola, mas uma grande amiga, a Lorena Arbex, me passou algumas dicas e resolvi usá-lo também com o Rafael.

Nas fotos abaixo, algumas utilidades do caderno quadriculado. As fotos foram gentilmente cedidas pela Lorena, já que o caderno de Vinícius fica na escola e eu não quis esperar a professora mandar para publicar este post :-)

 (Letrinha linda do Miguel, de 4 anos)

Cada quadrado do caderno tem 1cm x 1 cm. Levando a criança a escrever dentro do quadrado, ela vai limitando e regulando a letra, o que a preparar para usar a pauta (o caderno com linhas) com muito mais segurança. Depois que começou a escrever dentro dos quadradinhos, Rafa também começou a escrever o nome em cima da linha, o que é uma grande conquista da percepção espacial.

 No início você pode delimitar quadrados maiores para fazer a transição com a criança de uma forma mais suave (essa é do caderno do Rafael)


O caderno quadriculado também é muito bom para ser usado em matemática, seja para o treino da escrita dos números, pelo mesmo motivo anteriormente citado, seja  para compreender melhor a noção de unidade, dezena, centena e "armar" as continhas. Como se vê abaixo, também é maravilhoso para se trabalhar com o material dourado e construir gráficos de quantidades numéricas.


Os cadernos de Rafa


Comprei dois caderninhos (R$2,00 cada). Cada um tem uma função diferente. No caderno do "Método silábico", há apenas a figura e eu delimito os quadrados em que ele deverá escrever a palavra sem um modelo. Então fazemos o reconhecimento do som das sílabas, e ele as escreve. Atualmente ele está passando do nível silábico para o silábico-alfabético, ou seja, deixando de escrever BNA (para cada sílaba uma única letra é atribuída), para escrever BANANA (a criança entende que o valor sonoro de cada letra dentro da sílaba). Nesse treino estou levando em conta as orientações da professora Graça Dominot em seu excelente blog ALFABETIZAÇÃO FÁCIL (clique para acessar)

Funciona assim: eu colo um adesivo ou figura (no momento estou usando apenas palavras com sílabas simples), e delimito a quantidade de quadrados. Ele escreve a palavra apenas com a ajuda da consciência fonológica. Quando ele não percebe as letras que fazem parte da sílaba dou uma forcinha, claro, e faço o som da letra. Por exemplo, se ele ele escreve apenas P na primeira sílaba eu o faço dizer PA e pergunto: "Rafa, esse pedacinho termina com que letra?" Então ele percebe o A e o escreve. Note que para isso a criança já tem que ter bem definida uma noção de lateralidade e percepção espaço temporal: antes e depois, começo e fim, direita e esquerda, conceitos simples mas que devem ser muito bem trabalhados antes da escrita.

No caderno do Caligrafia, utilizo palavras que ele nem sempre é capaz de ler, mas que ele gosta, e aqui entram os super-heróis. Seria bem complicado pra ele, nesta fase, ler palavras difíceis e ainda com fonemas em inglês como Hulk ou Flash. Mas com auxílio de letrinhas modelo, ele pode treinar a caligrafia da letra bastão, aprendendo a delimitá-la.

(Me surpreendi, essa foi a primeira vez que ele escreveu nos quadradinhos e se saiu muito bem. A letra "G" fui eu quem fiz, pois ele estava com dificuldade, mas o restante é obra dele)

Nosso Combo de Super-heróis

Bem, esta é nossa típica mesa de atividades numa tarde de homeschooling.  Parece muita coisa mas gastamos cerca de uma hora com esse tipo de atividade. O restante Rafael preenche com uma soneca (no início da tarde), brincadeiras livres, e sempre que o tempo permite, brincadeiras ao ar livre no quintal ou na garagem. Nesse dia nosso plano foi Linguagem, Matemática e Artes.

LINGUAGEM - Repassamos algumas sílabas com o silabário móvel, e fizemos uma folha de cada caderno. As atividades não podem ser cansativas, portanto vale até pegar bonequinhos para motivá-lo. Nesse dia, o Hulk maneta nos deu uma mãozinha... ops!

 (Perceba que a palavra "sapo" foi ele quem escreveu sozinho, comigo ajudando-o a perceber os fonemas das sílabas)
 
 Esse livro de ímãs tem se mostrado muito apropriado porque tem textos curtos e a história quem constrói é a criança. Dessa forma ela verbaliza um discurso que vai ganhando a estrutura necessária para futuramente compor um texto.
Aproveitamos os ímãs para usar em nosso quadro branco magnético e treinar mais umas letrinhas. Uma dica muito, muito importante: no uso de pontilhados ou na escrita livre, enfatize sempre o movimento correto das letras, que é de cima para baixo e da esquerda para a direita. Esse cuidado vai evitar muita dor de cabeça futuramente. Um traçado lógico é fundamental: não basta que a letra pareça estar certa, ela deve ser escrita seguindo o movimento correto.


ARTES - Eu adoro preparar uma boa aula de Arte, com livros específicos, gravuras de quadros famosos e tudo mais. Mas tem dia que, tipo... "não dá!". Então o famoso livro para colorir quebra um galhão. Para incrementar, basta usar técnicas diferentes de pintura (CLIQUE AQUI PARA VER UM ÁLBUM COM TÉCNICAS DE PINTURA), assim a criança aprende algo ao invés de apenas colorir. No embalo dos super-heróis estou usando um livro para colorir dos heróis Marvel que comprei numa banca de revistas. Mas é bem fácil achar figuras para colorir com esse tema no google imagens. A técnica que escolhi foi a escova de dente: tanto dá para pintar com as cerdas normalmente, como para respingar tinta passando o dedo rapidamente nas cerdas, fazaendo-as "espirrar" tinta no papel. Com os maiores você pode ensinar a desenhar um super-herói, a atividade está nos links abaixo do post.

(Usamos tinta guache, e as demais atividades com lápis foram feitas com o ecolápis jumbo da Faber Castel, pois ele é triangular e facilita a pega para escrever)


MATEMÁTICA -Para trabalhar a escrita dos números eu utilizo números de EVA recortados como esses abaixo, pois a simples manipulação deles permite a criança perceber melhor sua forma e traçado. Neste dia usei junto com um livro do tipo "Risca e Apaga", com canetinha para quadro branco, e a atividade consistia em conta os animais e escrever o numeral correspondente, o que ele fez olhando para os números móveis como modelo.


Depois,  por iniciativa própria, ele resolveu usar os números móveis como "gabarito" para desenhá-los. Crianças sempre têm boas idéias! Uma das vantagens do homeschooling é dar a elas espaço e liberdade para testar essas ideias.


 Na atividade abaixo, eu passei papel contact em cartões onde ele deve visualizar e contar a quantidade e colocar um pregador em cima dos números correspondentes. O movimento para colocar o pregador de roupas também é uma grande auxiliador para preparar a mãozinha e seus músculos para a escrita.


 O quebra cabeças com numerais (também passei papel contact) também trabalha a coordenação motora fina, uma vez que ele precisa alinhar as peças, e ao mesmo tempo treina a ordem dos números. Ele adorou fazer!
 Por fim, uma atividade clássica de coordenação motora fina é a prática com a tesoura. Essa que usamos tem uma alavanca que facilita o movimento de corte. Nesse arquivo eu pedi para ele cobri o pontilhado e depois cortá-lo. Ele AMA cortar, desde dois anos que não larga a tesoura por nada. E isso deve ser super incentivado. A criança deve ter muito papel à disposição para cortar de forma livre e dirigida.

 
Estas e outras centenas de atividades com o tema de super-heróis você encontra nos links abaixo. A maioria está em formato .PDF e são de sites americanos, portanto é possível que você tenha que traduzir alguma coisa (nada que o google tradutor não resolva), e talvez fazer algumas edições, mas no geral dá para aproveitar de cara a grande maioria só imprimindo. Espero que aconteça com você o que acontece por aqui quando vamos começar nossas atividades diárias... Rafael me olha e diz: "Mamãe, vai começar a festa dos super-heróis, viva!!!"
 

Links de atividades sobre o tema, separados:

http://www.royalbaloo.com/download/superheroprekpack.pdf

http://www.royalbaloo.com/download/kindersuperheromath.pdf

http://www.overthebigmoon.com/superhero-pre-k-pack/

http://www.2teachingmommies.org/For%20Fun/Superheros/Superheroes%20Mini%20Unit.pdf

http://www.1plus1plus1equals1.com/Batman_Preschool_Pack.pdf

http://www.homeschoolshare.com/kk_superheroes.php


http://www.123homeschool4me.com/2013/06/superhero-worksheets-for-kids.html

http://www.4shared.com/document/dlaV0i0e/SH_ABC_Match.html

http://www.twinkl.co.uk/resource/t-t-2122-my-counting-worksheet-superheroes

http://www.education.com/files/407501_407600/407555/ninja-arithmetic-worksheet.pdf

http://www.activity-mom.com/2011/05/super-hero-grid-game.html

http://www.education.com/slideshow/additions-fun-superheroes/

http://www.coloringsquared.com/wp-content/uploads/2013/08/JS10-Superhero-free-printable-worksheets-for-children.pdf

https://docs.google.com/file/d/0B6zC45cAimWubl9uSEpSM0FuNHM/edit

http://www.mariahdemarco.com/justice-league-printables

E é claro, não poderia faltar um link para o Pinterest: http://pinterest.com/donovanclan/preschool-theme-superheroes/

2 comentários: