28 de fevereiro de 2014

Estimulando a amarrar os sapatos

Quando conheci o método Montessori percebi que o aprendizado das coisas do dia a dia pode ser tão ou mais útil para o desenvolvimento da criança que os conhecimentos enciclopédicos. Mas percebi isso muito depois de perceber também que Vinícius já sabia ler mas não sabia amarrar os sapatos. Sim, há crianças que vão aprender isso mais cedo ou mais tarde, mas é preciso reservar um tempo e muita paciência para ensinar esse grande desafio de coordenação motora fina. No método Montessori, as crianças desde os dois anos fazem exercícios (um exemplo AQUI) que as levam naturalmente a aprender a fazer o laço sem maiores dificuldades. Mas quando a criança não praticou isso no tempo certo, pode precisar de uma ajudinha. E aí entra o motivo deste post.

A Tatiana Wambier, autora do blog Estimulação Infantil, postou esta ideia ótima num dos grupos do Facebook dos quais participo. Ela mandou o link para ESTA MATÉRIA, que explica como uma professora criou o artifício para ajudar seus alunos a aprenderem a amarrar os cadarços. A ideia fez tanto sucesso que ela agora está faturando em cima, mas resolvemos testar para ver se dava para confeccionar em casa mesmo, e deu certo! Segue abaixo o passo a passo.

Este é o modelo original do cartão, que você pode ver NESTE SITE.


 Você vai precisar de um cartão de plástico flexível, régua, marcador permanente (canetinha de CD), um alicate furador (ou um ferro quente, tipo chave estrela), tesourinha de unha. O estilete é opcional, achei melhor usar só a tesoura mesmo (na verdade fui usar o estilete e acabei cortando o dedo kkkk)

Marque quatro bolinhas no centro do cartão formando um quadrado com cerca de 3 cm de lado.  

Fure as bolinhas com um alicate furador ou com um ferro quente.

 Com a régua, marque uma linha entre as bolinhas, fazendo um X (use o estilete ou a canetinha para marcar)

 Com a tesourinha, recorte o X

 Ainda com a tesourinha, recorte um pouco mais as linhas que unem as bolinhas, isso é importante para o cartõa funcionar bem: não deixe largo nem estreito demais (aqui deu cerca de 1milímetro de espessura). Depois, corte um pequeno quadrado no meio. No modelo original, essa parte do meio fica arredondada, mas isso não é imprescindível para o cartão funcionar (especialmente se você, como eu, não é muito prendada): é mais fácil cortar as pontinhas dos triângulos e fazer um quadrado mesmo.

Comece dando o nó no cadarço.

 Enfie o cadarço na bolinha que está mais próxima de você, depois da outra, logo À frente. Faça o mesmo com o cadarço do outro lado.

 Vai ficar assim.

 A parte mais desafiadora é dar um nó "nas orelhinhas", mas o cartão ajuda porque "segura as orelhas" no lugar certo. Peça par a criança puxar com muita força as orelhas, e depois é só puxar o cartão.

Fiz o teste com quatro tipos de cartão. O PIOR foi o de orelhão: aquilo parece feito de aço! Nem o ferro quente conseguiu furar. Teste tb com cartões tipo "cartão de crédito", uma mais fino e outro mais grosso, mas o MELHOR foi o mais simples: um cartão de papel simples plastificado. Isso é ótimo porque você pode criar o cartão do jeito que você quiser, com o nome do seu filho, com os personagens que ele mais gosta, depois imprimir em papel normal e mandar plastificar (cerca de R$ 1,50). Ele é fácil de furar e recortar, e é o que sai mais fácil na hora de puxar pra fora do cadarço.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: NÃO TORCEMOS PARA O CORINTHIANS. EU NÃO TORÇO PARA TIME NENHUM, E ESSE CARTÃO FOI UMA PIADA QUE UM AMIGO NOSSO FEZ COM MEU MARIDO, QUE TORCE PARA UM TIME LOCAL: ELE GANHOU DE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO :-P

Se preferir usar o cartão masi grosso, você vai ter que usar um ferro quente,como uma chave de fenda quebrada ou uma chave estrela, que você pode aquecer na boca do fogão. Mas não gostei porque na hora de puxar do cadarço, ela fica "enganchando" e dá mais trabalho pra sair.

Agora um vídeo do próprio Vinícius explicando como usar o cartão ;-)


4 comentários:

  1. Demais!! Bjs Lu e crianças!!
    Val

    ResponderExcluir
  2. Legal!!! Adorei a ideia, já vou trabalhar na minha sala de educação infantil. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia. Vou usar aqui em casa e na escola onde trabalho. Sinto falta das suas postagens. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sensacional o seu filho... rs... www.casadovinicius.com.br... esse menino tem futuro... kkk

    ResponderExcluir