24 de fevereiro de 2014

Pareamento de letras maiúsculas e minúsculas

Este é um post só pra tirar a poeira. É possível que eu ainda escreva mais alguns assim, pequenininhos e menos substanciosos até eu conseguir concluir alguns projetos que estão em gestação aqui. 

Resolvi partilhar esta ideia por achá-la muito bonitinha e eficiente. Meu pequeno Rafa aprendeu as letras em bastão e resolvi apresentá-lo às letras de imprensa minúsculas. Não pretendo me demorar na escrita delas: quero passar logo à cursiva, e deixar a de imprensa no nível do reconhecimento, que é para o que ele vai mais usá-las de fato. A atividade abaixo é uma forma de trabalhar a correspondência entre maiúsculas e minúsculas e também uma boa transição da bastão para a imprensa.

 
 Eu recortei e passei contact nas maçãs e imprimi as árvores em papel 180g (mais grosso), cobrindo com contact também. O jogo consiste em colocar a metade vermelha das maçãs (com minúsculas) em cima das metades brancas (com as maiúsculas).

 Depois pode-se trabalhar a escrita das letras. Aqui, não dei ênfase na caligrafia, mas na escrita como mais uma forma de memorização.

Clique nas imagens abaixo para ampliar e salvar.











 Você pode baixar o arquivo original em PDF (a qualidade é melhor) NESTA PÁGINA (é preciso se cadastrar para fazer o download). É um perfil de um site que vende atividades de professores para professores, mas há também várias atividades grátis. Esta é uma delas. Visitando o perfil você vai achar outras bem interessantes também.

Nos EUA é bem comum começar a ensinar a escrever maiúsculas e minúsculas com um tipo de letra de imprensa (Standard block font), então há muitos livrinhos de atividades com essa proposta. Separei dois aqui, que embora sejam edições antigas (não creio que ainda sejam editadas), são muito bonitinhos e interessantes: um é da Disney e outro é de jogos de reconhecimento e escrita das letras. Embora estejam em inglês, não há dificuldades para entender as atividades. 



2 comentários:

  1. Como é lindo e enriquecedor esse blog! Parabéns por nos presentear com esse espaço! Deus a abençoe! Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Já estava com saudades desse blog!!! Esse espaço é uma referência para as mamães que se preocupam em oferecer algo novo e estimulante para os filhos. Simplesmente demais!!!!!

    ResponderExcluir