18 de março de 2014

A máquina de adição

Faz algum tempo eu vi a ideia abaixo no grupo de homeschooling do qual participo.

Retirado do blog The Imagination Tree

Achei a ideia simples e inteligente, uma maneira ótima para iniciar crianças na adição,  e resolvi tentar fazer minha própria "máquina de contar e adicionar". Peguei alguns canos de PVC, uns conectores de PVC que eu tinha tb, peguei cola, uma boa caixa de papelão e... tchanam!!! Ficou horrendo!!! Ainda tentei ajeitar de cá e de lá mas não tinha jeito daquilo parecer ao menos apresentável (na verdade nem em pé ela ficou ahahah). Acabei desistindo, porque esqueci de passar na fila das habilidades manuais antes de nascer :-P Foi então que lembrei deste brinquedo que eu havia comprado faz algum tempo.



Resolvi adaptar para construir algo parecido com a ideia original, e eis que deu nisso aqui:

 Os pratos coloridos são tampinhas de potes com produtos alimentícios (leite e afins), os sinais vieram com um conjunto de números de plástico, mas você pode fazer com EVA. O caderno quadriculado é útil para ajudar crianças que estão aprendendo a escrever e "armar continhas".


 O jogo começa com a criança "pescando" uma conta de adição num potinho. Você pode começar com contas cujo total seja no máximo 10, depois ampliar para 20, 30, etc.


Ela escreve a continha no caderno quadriculado e coloca a quantidade de bolinhas de acordo com os numerais da conta.

 Depois coloca as bolinhas na "máquina" com atenção: perceba que o princípio básico da máquina de adição é que ela tem dois lados pelos quais a bolinha pode entrar. A primeira entrada é para as bolinhas da primeira parcela (primeiro pratinho) e a segunda entrada para as bolinhas da segunda parcela (segundo pratinho).

 Outro princípio básico da "máquina" é que as bolinhas devem sair todas no mesmo local, independente de por onde entram. Neste caso, elas se acumulam no prato azul no fundo da "máquina".

 Agora é só contar e escrever o resultado no caderno.

 Com crianças que ainda não escrevem a "máquina" também pode ser usada para demonstrar noções de quantidade e adição.

Espero que sirva de inspiração para outras mamães. Com um pouquinho de criatividade você constrói sua versão da máquina de adição com materiais que tem em sua casa mesmo. 

Outra forma de utilizá-la é com tarefinhas impressas. Por exemplo, essa abaixo, que eu adquiri no site da IDEIA CRIATIVA. Ela faz parte da apostila "Alegria de Aprender Matemática" (CLIQUE AQUI para ver), que traz atividades bonitas, interessantes e inteligentes, aprovadas pelo controle de qualidade do meu pequeno Rafa :-)


Atualização em Abril/2014
Hoje encontrei uma versão bem mais simples da máquina da adição e não poderia deixar de compartilhar. A ideia veio DAQUI.

E tem ainda esta versão com garrafas PET feita pela professora Analuci, do blog Vida de professora

4 comentários:

  1. Bom dia,

    vi que seu site oferece arquivos para baixar. O http://Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS! Porque não usa nosso site para hospedar os arquivos do seu site?

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana todas as ideias. Descobri que temos aqui uma "marble run" que está sendo mal aproveitada. Em breve colocarei uma seção de links no site que eu e minha esposa estamos iniciando http://ensinandomeusfilhos.com.br e o seu certamente estará lá.

    Abraço,

    Felipe

    ResponderExcluir