18 de junho de 2014

Árvores da Adição e da Subtração

Este post é um complemento do anterior (ESTE AQUI). Fiquei devendo esta atividade que inventei para fazer com meu pequeno Rafa. Existem muitas maneiras de utilizar, tanto para adição quanto para subtração, fiz um vídeo para mostrar algumas.


Clique na figura para salvar. Eu imprimi em papel 180g e cobri com papel contact. As maçazinhas eu comprei numa loja de artigos para bijouteria, mas você pode usar qualquer círculo vermelho, por exemplo, de plástico, EVA ou papel.


Segue abaixo o vídeo explicativo com algumas sugestões de como usar este material para ensinar adição e subtração. Pode ser utilizado com crianças a partir de 3 anos.



Nota sobre o blog

Os que acompanham podem estar estranhando o longo tempo entre um post e outro. Peço perdão se deixei de responder algum comentário, tem a ver com meu pouco tempo e rotina puxada também. "A Lu deve estar numa crise criativa", devem estar pensando kkkk e de fato, estou! Mas a verdade é que estou num hiper-mega-BOOM criativo, tirando do rascunho para o concreto vários projetos ao mesmo tempo (e quando digo vários são muitos mesmo), na minha vida pessoal, profissional e claro, na área de ensino domiciliar também. Muito em breve muitas novidades chegarão até vocês. Meu maior objetivo é levar conhecimento de qualidade e acessível para quem, como eu, ama e sabe o valor de ensinar crianças. Obrigada pela paciência e pelo carinho!

19 comentários:

  1. Bom dia! Parabéns pelo blog!
    Como entro em contato com a autora? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Você pode se comunicar comigo aqui mesmo pelos comentários ou, se preferir, pelo email lucianadta@hotmail.com. Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Luciana!!!!!!!
    Passei só pra dizer que vou divulgar esse lindo trabalho que vc faz no meu blog! Com muito prazer! que bênção o seu trabalho! Sou sua fã! Deus continue te guiando!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!!! Preciso de um banner ou foto de sua preferência para divulgar este blog!

      Excluir
    2. Olá, querida! Muito obrigada pelo carinho! Pode usar qualquer imagem aqui para divulgar, fique à vontade. Estou passando por uma fase de reestruturação da minha proposta de contribuições aqui na rede, ainda estou estudando outros projetos, por isso atualmente não estou atualizando o blog. Mas fique a vontade, é uma alegria poder ajudar. Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Luciana. Tudo bem? Meu nome é Ocimara Balmant, sou jornalista e estou fazendo uma reportagem sobre educação domiciliar. Vi seu blog e queria muito conversar contigo sobre o assunto. Vc pode me passar um número de contato, por favor? Meu email é ocibalmant@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Luciana, amei o trabalho da árvore das maças. Muito lúdico e didático! Parabéns por todo o conteúdo do site. Estou encantada!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu! Tudo bem com vc? Sempre passo por aqui para ver se você voltou a postar. Será que você volta? Seu trabalho é lindo e enriquecedor! Queria ser uma mosquinha pra acompanhar de perto as atividades que você anda fazendo com seus pimpolhos. Sempre aprendi muito com suas experiências. Sinto muita falta mesmo! Tomara que você volte! Grande beijo direto de Luxemburgo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elaine! Beijo para vocês também! Meus pimpolhos estão crescendo e agora, infelizmente, precisam passar mais tempo cumprindo as atividades da escola, o que me deixa pouco tempo para fazer algo pedagógico com eles, tenho dado prioridade a simplesmente passarmos tempo juntos relaxando e brincando, porque percebi que tanto eu como eles precisávamos disso :-) Mas sempre que noto alguma dificuldade ou um interesse em especial eu me junto a eles em alguma atividade. Como o tempo é pouco, nem sempre consigo registrar isso para colocar no blog. Quem sabe eu não dou um jeito de conseguir esse ano? kkkkk Obrigada pelo carinho, beijos.

      Excluir
    2. Obrigada, Lu! Entendo perfeitamente, sua posição. Você está certíssima em dar prioridade aos seus e descansar também, que ninguém é de ferro. Me sinto orfã dos seus ensinamentos, da forma tão completa como você passava tudo, mas fico feliz em saber que é por uma causa nobre. ;) Passarei sempre por aqui para ver se esse ano teremos sorte em tê-la de volta. Grande beijo para todos vocês! <3

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lu, já venho acompanhando seu trabalho há um tempinho. Fiz quase tudo pro meu filho, não vejo a hora de você voltar com novidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Obrigada pelo carinho. Já ensaiei voltar algumas vezes mas a vida de professora me engoliu kkkk tenho me dedicado bastante aos projetos com meus alunos, e isso tem sido maravilhoso. Mas não tem me deixado muito tempo livre. O pouco tempo que me sobra eu acabo usando para curtir "a cria" e descansar, se não eu piro kkkk nunca deixei de querer voltar a escrever aqui, e organizar até outro espaço só sobre atividades montessorianas, mas como tudo em que me meto, isso demandaria muito tempo e energia, que agora não tenho como canalizar pra esses projetos. Quem sabe não dou um jeito? :-) Espero que sim. Beijo grande!

      Excluir
  8. Lu, já venho acompanhando seu trabalho há um tempinho. Fiz quase tudo pro meu filho, não vejo a hora de você voltar com novidades!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de falar com vc... Você tem email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adna! Você pode se comunicar comigo aqui mesmo pelos comentários ou, se preferir, pelo email lucianadta@hotmail.com. Beijos!

      Excluir
  10. E AÍ
    NÃO VAI MAIS PUBLICAR?
    ESTOU COM SAUDADES E LOUCA POR NOVIDADES!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luciana!
    Quero agradecer, de coração, por cada palavra, cada ideia, cada momento com seus filhos que você compartilha aqui no blog. Nunca encontrei tantas coisas incríveis assim para brincar com meu filho e ensiná-lo. Você é o resultado de uma pessoa realizada pessoal e profissionalmente, vendo um pouco de tudo isso aqui já dá pra perceber. Achei graça quando li seu "Curriculum Vitae" no início da página, quando você escreveu que é formada em Direito mas nunca atuou, tampouco pretende. Foi o que aconteceu comigo. Tive meu filho no último semestre do curso de Direito. Hoje ele está com um ano e nove meses. Nunca nem tentei o Exame de Ordem. Aproveito meu tempo com ele e me divirto com as novidades de cada dia. Achei maravilhoso também o que você escreveu a respeito de Glenn Doman, porque, apesar de eu conhecer muito pouco, acho que era exatamente o que você pensa que ele pensava também. A vida é algo muito superior a qualquer outra coisa para ser submetida a testes de laboratórios ou comprovações científicas... Enfim, não quero tomar muito seu tempo, você sabe muito bem aproveitá-lo para que eu fique a ocupá-lo. Quero apenas agradecer, como disse inicialmente, por você estar mudando o mundo de uma maneira tão incrível!
    Abraço.
    E um excelente 2017!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Anônima. Muito obrigada por seu comentário, que me emocionou bastante. Um grande abraço e um lindo 2017 para você e sua família!

    ResponderExcluir